Brownie in love

12/06/2009 at 12:29 am 5 comentários

Brownies

Depois de semanas me dedicando apenas aos meus passarinhos, às aulas de yoga, corridas matinais e uma alimentação regrada, achei que era bem perdoável fazer uma receita que não combinasse com nada disso para o feriado prolongado. 
Para dar aquela forcinha extra, uma dessas tardes fiquei ajudando uma amiga a encontrar alguma receita de doce para o dia dos namorados.

Achei várias sugestões pela rede, mas a que ganhou os meus olhos pela praticidade, e porque eu já tinha o chocolate do tofu pudding e só precisei comprar alguma nozes, está no blog Technicolor Kitchen da Patricia Scarpin, tirada do livro Baking: from my home to yours, de Dorie Greenspan.

Enquanto estava misturando a massa, achei que mesmo usando o chocolate amargo (72% de cacau) e o meio amargo, estava um pouco doce… então adicionei 10g de cacau em pó sem açúcar (não é o do padre viu gente, esse tem açúcar na composição) e resolvi dar um toquezinho colocando raspas de limão siciliano na massa, que perfumou a cozinha e a sala em menos de 1h – 20 min. para preparar a massa e mais 35 de forno. Ficou lindo, lindo.

Outra dica é que eu não tinha a tal assadeira quadrada de 20cm e nem nada parecido, e obviamente, só notei a falta de papel alumínio quando a massa do brownie já estava pronta. Respirei fundo (vivas para a yoga) e resolvi improvisar com um marinex estreito (26,5 x 13,5 cm) – imaginei que isso daria pedaços mais altos. Untado o marinex, usei papel manteiga (também untado) do jeito que a Patrícia Scarpin explicou, forrando toda a forma, para servir de alça ao retirar o brownie da forma. Olha, talvez eu tenha ganhado os 5min extras por conta do vidro, mas não tenho do que reclamar, funcionou! Humm… não esqueça o bolo dentro do forno, pois o calor interno faz com que ele ainda cozinhe mesmo depois que o forno é desligado. Se você passou a faca e ela saiu sequinha, desligue e retire ele na hora.

Brownies clássicos (receita Technicolor Kitchen com pequenas alterações)
70g de manteiga sem sal em pedaços
92g de chocolate meio amargo picado
10g de cacau em pó solúvel – sem açúcar
56g de chocolate amargo picado
150g de açúcar
2 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha
½ colher (chá) de pó para café expresso (eu usei pó de café comum)
¼ colher (chá) de sal
47g de farinha de trigo
115g de nozes picadas
Raspas de 1 limão siciliano médio

O como fazer está aqui.

O meu toque final ficou por conta do cortador de biscoitos em forma de coração, que deve ser usado antes que o bolo esfrie totalmente – senão vai arruinar toda aquela casquinha que fica em cima do brownie.

Mas legal mesmo é que essa receita estreiou a minha balança de cozinha novíssima em folha, comprada esta tarde no bairro da Liberdade – SP.
Agora só falta o termômetro de forno para eu ter mais precisão nas experiências aqui em casa. 😀

Entry filed under: receitas, sobremesa.

Hornimans at Hays* Parece, mas não é tudo igual

5 Comentários Add your own

  • 1. Monise  |  17/06/2009 às 6:28 pm

    Esta receita com gramas contadinhas tem uma cara de utilização da balança nova… 😉

    Responder
  • 2. Amanda  |  20/06/2009 às 10:30 pm

    Ai que delícia meu deus, amo brownie

    Responder
  • 3. Mayra  |  22/06/2009 às 12:15 pm

    hm, parece ótimo, Nath. Conta, quais marcas de choco vc usou?
    bjos

    Responder
    • 4. nathy2  |  24/07/2009 às 12:54 am

      Oi Mayra, então eu usei cacau em pó da Callebaut e o chocolate em barra da Cassino junto com o amargo da Garoto. 🙂

      Responder
  • 5. Rosangela  |  10/12/2009 às 8:59 pm

    Oi Nath,

    pode dizer onde comprou o cacau Callebaut?
    Estou em Sampa,

    grata

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


RSS

O que já foi

Twitter

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.


