Waffles com geléia

22/04/2009 at 10:42 pm 2 comentários

waffle

Do terceiro andar, eu era acordada com o cheiro de bolinhos recheados de blueberries, beagels de cebola saindo da torradeira, o inconfundível barulho do fue batendo ovos que recebiam fatias de queijo e presunto ou até o alarme do microondas avisando que o mingau de aveia da minha mãe postiça estava pronto. Mesmo nos dias menos inspirados, tinha um potinho de iogurte de baunilha e uma patty jamaicana me esperando.

Essa foi uma das coisas que aprendi quando morei fora: café da manhã pode ser muito mais que a primeira ou a mais importante refeição do dia. Pode ser a premissa de que muitas coisas boas te aguardam ou que pelo menos, aquela primeira meia hora será muito boa.

Por aqui, salvo os sortudos que têm uma cozinheira em casa, acho raro quem consiga encerrar o dia imaginando o que comer na manhã seguinte. Mas com alguma imaginação, é possível criar combinações criativas, simples e muito saborosas.

Uma prova disso é o trabalho da fotógrafa nova-iorquina Jennifer Causey, cujo trabalho resultou no livro Simply breakfast – the art of breakfast. O trabalho ganhou continuidade com o blog homônimo.

E inspirada nela tem a receita que fiz nesse último final de semana.

Dica: a baunilha é opcional, mas faz bastante diferença.

Waffles
1 xícara de farinha
1/2 colher de chá de sal
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de manteiga (funciona também com gordura vegetal)
1 xícara de leite
1 gema
1 clara em neve
1 colher de chá de essência de baunilha.

Peneire os ingredientes secos, misture o leite, gema, manteiga e bata na mão ou na batedeira até obter um creme homogêneo.
Junte a clara em neve e coloque a mistura na máquina de waffles untada (esqueci no primeiro e deu um trabalhão tirar a massa de lá).
Fiquei sabendo ontem que também tem uma forma de ferro, tipo tostex, que vai para a boca do forno que também dá certo.
As porções que fiz com a gordura hidrogenada derretida, ficaram um pouco mais leves e crocantes e as com manteiga ficaram um pouco mais fofas.

Sirva com manteiga, xarope de mapple (canada style, eh?), nutella, mel, geléias… essa da foto eu fiz em menos de 20 minutos, enquanto os waffles assavam.

geleia2Geléia de frutas vermelhas
1 xícara de morangos
1/2 xícara de framboesas
1/2 xícara de amoras
3 xícaras de açúcar
2 pauzinhos de canela
1 colher de chá de baunilha

Misture tudo e leve tudo para ferver em fogo médio. Mexa de vez em quando até calda engrossar a gosto, lembrando que a geléia fica um pouco mais encorpada quando esfria.
Se você estiver com pressa, como eu estava, e precisar forçar o resfriamento basta colocar tudo num potinho e levar para um outro recipiente com gelo, como num banho maria.

Dicas: Além de usar gordura hidrogenada no lugar da manteiga, tenho dicas mais saudáveis: você pode substituir metade da quantidade de farinha por farinha integral e substituir o leite por Ades de Baunilha. Dá super certo, principalmente para mães que fazem questão de servir refeições nutritivas. 🙂

Anúncios

Entry filed under: receitas.

Bomba de Amarula Bombinha de caipirinha

2 Comentários Add your own

  • 1. Marcela  |  23/04/2009 às 5:12 am

    Cafe da manha eh a melhor refeicao do dia. na minha opiniao. O meu hoje foi: Pao no forno com queijo Brie e geleia de morango por cima e um copo de chocolate quente. Mas fiquei com vontade do seu agora!!! Humm!!!!

    Responder
    • 2. Lala  |  07/06/2009 às 2:29 pm

      A geléia de frutas vermelhas estava muito boa =)

      Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


RSS

O que já foi

Twitter


%d blogueiros gostam disto: